Lisbon Challenge Spring ’15 promove inovação em startups

A Beta-i, uma organização sem fins lucrativos cuja visão assenta na promoção da inovação e o empreendedorismo, iniciam amanhã as inscrições para o programa europeu Lisbon Challenge Spring ’15, que reúne na capital portuguesa cerca de 30 startups tecnológicas de todo o mundo.

lisbon challenge beta-iComeçando no dia 27 de março do próximo ano, o evento pretende munir as startups das necessárias ferramentas para que estas potenciem o seu crescimento, a sua internacionalização e a sua capacidade para atrair investimentos.

Nas últimas três edições, afirmaram fontes oficiais da Beta-i, o Lisbon Challenge recebeu cerca de 1,2 mil candidaturas de mais de 55 países para integrar o maior acelerador internacional em Portugal. Os seus alumni angariaram mais de 30 milhões de euros em investimento e três startups (Impraise, Orankl e Unbabel) foram convidadas a integrar o prestigioso acelerador YCombinator em Silicon Valley, nos EUA. O Lisbon Challenge também já criou mais de 50 empregos desde o seu início.

Durante esta nova edição, que tem início a 27 de março e termina a de junho, as startups serão aceleradas durante três meses e terão oportunidade de desenvolver o seu negócio, de forma acelerada, com base num programa estruturado e validado e num ambiente fantástico de colaboração. No final, apresentam o seu negócio a investidores nacionais e internacionais em cinco cidades globais, como Lisboa, Londres, Nova Iorque, São Francisco e Tel-Aviv. Recebem ainda prémios em produtos e serviços no valor de 150 mil euros.

O Lisbon Challenge Spring ‘15 procura startups do ramo tecnológico em diferentes indústrias que estejam na fase de protótipo ou produto/serviço, com uma equipa sólida e com uma ambição global. Os participantes vão beneficiar do aconselhamento e acompanhamento de 200 mentores de renome internacional, como Cliff Reeve, Microsoft Ventures, Michael Sieble, sócio do YCombinator e fundador da JustinTV, Myke Naef, fundador da Doodle, Adi Azaria, fundador da SiSense, ou Paulo Rosado, fundador da OutSystems, e que incluem ainda profissionais da Microsoft, Google, PayPal, Deloitte, SurveyMonkey, EDP Inovação, Critical Software e muitos outros, e de investidores da IC2Capital, Connect Ventures, Point Nine Capital, ACCEL Partners, Index Ventures, entre outros.

Pedro Rocha Vieira, Presidente da Beta-i, comentou que “com cerca de metade de startups estrangeiras, o Lisbon Challenge é um dos programas de aceleração de startups mais internacionais do mundo. Desde o seu início, três startups portuguesas já integraram o YCombinator e sete foram investidas pelo Seedcamp. Isto é um sinal de que os empreendedores podem e devem pensar numa escala global e que o próximo gigante tecnológico pode sair de Portugal”.

O Lisbon Challenge conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, o apoio institucional do Governo de Portugal e da Comissão Europeia, e é patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos e Caixa Capital, Turismo de Portugal, IEFP, KIC InnoEnergy, EDP e Microsoft, entre outros.

As inscrições para o Lisbon Challenge Spring ’15 terminam a onze de janeiro de 2015.