Loja do Google passará a ter mais supervisão

O Google anunciou que está a ampliar a supervisão que é feita na sua loja de aplicativos, compondo uma equipa especial, que terá como trabalho conferir as novas aplicações, para evitar que possam ter software malicioso ou material sexualmente explícito.

Google play store

O objetivo é que a segurança e também a classificação das apps por faixa etária possa ser mais fiável. Apesar de ficar mais parecida com a App Store, o Google não irá pôr em prática as normas da Apple, que normalmente só aprova os aplicativos que estejam à altura dos padrões de qualidade da empresa norte-americana.

Tanto o Google como a Apple sabem reconhecer que os seus sistemas operacionais são usados pela grande maioria dos utilizadores de smartphones. Daí a preocupação com a segurança.

O Google afirmou que a sua equipe de especialistas irá analisar todas as aplicações que sejam enviados por programadores, para que consiga analisar se existe alguma violação das regras. Até agora, o Google usava apenas tecnologia automatizada para conferir as normas das aplicações.

Ainda assim, a empresa garante que a aprovação demorará algumas horas após o envio, em resposta aos programadores preocupados com o tempo de aprovação das aplicações com este novo processo.