Lucro da Gemalto cresce 7% em 2016

O lucro operacional da Gemalto, especialista em segurança digital, atingiu 453 milhões de euros em 2016, o que reflete um crescimento de 7%.

As receitas anuais da empresa também subiram ligeiramente (1% com taxas de câmbio constantes), para 3,13 mil milhões de euros. A Gemalto notou uma aceleração de crescimento no quarto trimestre. 

“O desempenho da Gemalto em 2016 demonstra a força do seu modelo de negócios e a capacidade de se adaptar num ambiente muito adverso no setor móvel”, comentou o CEO da empresa, Philippe Vallée.  As receitas com Plataformas & Serviços ultrapassaram mil milhões de euros, um ano antes do previsto no atual plano de desenvolvimento plurianual. 

A margem de lucro também melhorou, fixando-se em 14,5%, enquanto a dívida líquida foi de € 67 milhões.

Segundo o CEO, a atividade de Pagamento cresceu ligeiramente, M2M e Enterprise Security apresentaram taxas de crescimento de dois dígitos, e os Programas de Governo registaram um forte desempenho. Vallée sublinhou ainda que 2016 foi um ano de continuação da transformação estrutural da empresa, com foco em Plataformas e Serviços.

“Os esforços de otimização foram compensados nos segmentos Móvel e Pagamento & Identidade, resultando na primeira vez em que a margem bruta da empresa supera 40%, levando a uma melhora tanto na rentabilidade como em caixa.”

Para 2017, a Gemalto pretende concentrar os seus esforços no crescimento das vendas através do aumento da venda cruzada entre os seus negócios. “A Gemalto está atualmente a trabalhar em um novo plano de desenvolvimento plurianual que será apresentado no final do ano”, referiu o CEO.

A perspectiva de lucro para este ano é de  500 milhões a 520 milhões de euros, um salto suportado pelas tendências positivas notadas nos segmentos de governo, M2M e corporativo. Esta previsão leva em conta também a desaceleração do ambiente móvel e a lenta migração de cartões de pagamentos nos Estados Unidos.

A Gemalto conta finalizar a aquisição do negócio de Identity Management da 3M no primeiro semestre do ano, altura em que irá rever estas previsões.