Luís Simões apostou na transformação digital

O Centro de Operações Logísticas de Guadalajara, que dispõe de um armazém 100% automatizado dedicado a produtos de grande consumo, ficou em pleno funcionamento.

Para a Luís Simões, foi e será o caminho da transformação que levará a empresa até ao futuro, capacitando-a para fazer frente aos desafios e oportunidades do setor.

Com este compromisso, a empresa conseguiu fazer de 2021 um ano de crescimento, “registando um aumento de 7% nos seus resultados económicos em comparação com o exercício anterior”.

Para tal, o Grupo desenvolveu uma estratégia empresarial orientada pela digitalização, tecnologia e sustentabilidade, com um duplo objetivo: aumentar a qualidade do serviço oferecido aos clientes e promover o desenvolvimento do talento interno.

“2021 foi um ano de transformação, durante o qual nos conseguimos superar, criando valor para a sociedade e para os nossos clientes e colaboradores. O setor da logística está a atravessar uma época de grandes desafios à escala ibérica e global, e queremos posicionar-nos na vanguarda para continuarmos a oferecer a melhor qualidade nos nossos serviços e processos,” explica José Luís Simões, presidente da Luís Simões.

No âmbito tecnológico, destaca-se o Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, que ficou em pleno funcionamento durante este ano. Composto por três grandes armazéns, este eficiente COL dispõe de um armazém totalmente automatizado que aloja as operações logísticas de clientes multinacionais de grande consumo, como a Nestlé.

Para além disso, registou-se também um investimento na automatização dos processos nos restantes armazéns, com a missão última de aumentar a qualidade do serviço e a eficiência energética.

Por exemplo, nas instalações de Cabanillas del Campo foram implementados sistemas AGV para a operação e movimentação de paletes, que permitiram reduzir o consumo de energia, aumentar a produtividade e reforçar a segurança das operações.

Outra das grandes apostas da Luís Simões foi a transformação digital. O Grupo implementou várias iniciativas neste âmbito – como caixas de correio para centralizar as operações externas, itinerários digitais e sistemas de e-CRM – que permitiram “aumentar a rastreabilidade das mercadorias, simplificar a gestão de processos e melhorar a comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes”.