Mais de 400 mil ficheiros maliciosos por dia implantados em 2023

Os sistemas de deteção da Kaspersky descobriram uma média de 411.000 ficheiros maliciosos todos os dias, com um aumento de quase 3%.

Em 2023, os sistemas da Kaspersky detetaram quase 125 milhões de ficheiros maliciosos no total.

O Windows continuou a ser o principal alvo de ciberataques, representando 88% de todos os malwares detetados diariamente.

As famílias maliciosas disseminadas através de vários scripts e diferentes formatos de documentos classificaram-se entre as três principais ameaças, representando 10% de todos os ficheiros maliciosos detetados diariamente.

Os sistemas de deteção da Kaspersky descobriram um aumento diário bastante significativo de ficheiros maliciosos em vários formatos de documentos – por exemplo, Microsoft Office, PDF, etc. – aumentando em 53% para cerca de 24.000 ficheiros.

O crescimento pode estar ligado a um aumento dos ataques que utilizam ficheiros PDF de phishing, concebidos para roubar dados de potenciais vítimas, diz a Kaspersky.

O tipo de malware mais difundido continua a ser os trojans. Este ano, houve um aumento notável no uso de backdoors, registando um crescimento de 15.000 ficheiros detetados por dia em 2022 para 40.000 em 2023.

As backdoors destacam-se como um dos tipos mais perigosos de trojans, fornecendo aos atacantes controlo remoto sobre o sistema das vítimas para realizar tarefas como enviar, receber, executar e apagar ficheiros, bem como recolher dados confidenciais e registar a atividade do computador.

“O cenário das ciberameaças continua a evoluir, tornando-se mais perigoso ano após ano. Os criminosos continuam a desenvolver novo malware, técnicas e métodos para atacar organizações e indivíduos”, refere Vladimir Kuskov, chefe de Pesquisa Anti-Malware da Kaspersky.

As descobertas baseiam-se nas deteções da Kaspersky de ficheiros maliciosos de janeiro a outubro e fazem parte do Boletim de Segurança Kaspersky (KSB) – uma série anual de previsões e relatórios analíticos sobre as principais mudanças no mundo da cibersegurança.