Categories: EmpresasNegócios

Mandato de busca de Dotcom decretado como legítimo

Foi decretado como legal por um tribunal da Nova Zelândia o mandato de busca utilizado na detenção de Kim Dotcom, fundador da Megaupload. Esta decisão poderá ter um grande impacto na vida do empresário, que luta pela extradição para os Estados Unidos.

Agindo sob requerimento dos EUA, o governo da Nova Zelândia impôs com sucesso um recurso a uma decisão judicial de 2012, na qual era declarado que as forças policiais haviam usado mandatos ilegais quando capturaram o magnata em janeiro de 2012 na sua mansão perto de Auckland e apreenderam computadores portáteis e discos rígidos.

A decisão beneficiará promotores públicos norte-americanos que afirmam que o website da Megaupload custa aos estúdios cinematográficos e às empresas discográficas mais de 500 milhões de dólares e gera mais de 175 milhões em lucros ilícitos por permitirem o armazenamento e partilha de material com direitos de autor, como filmes e programas televisivos.

A decisão de hoje derrubou uma decisão anterior do Tribunal Superior na qual os mandatos de busca seriam vagos e permitiam que a polícia apreendesse material irrelevante para as acusações contra Dotcom.

No entanto, os tribunais de recurso declararam que os mandatos foram adequadamente redigidos e elaborados com clareza.

“Não havia qualquer dissonância entre o que se suspeitava que estaria nas propriedades e o que o mandato autorizava a polícia a levar”, disseram juízes dos tribunais de recurso.

Dotcom diz que o Megaupload, que armazenava tudo desde fotografias familiares até sucessos de bilheteira de Hollywood, era somente um armazém online e que não deveria ser responsabilizado se arquivasse conteúdo obtido ilegalmente.

O Departamento da Justiça norte-americano contesta, dizendo que o Megaupload incentivava a pirataria, pois pagava aos utilizadores que fizessem upload de conteúdo popular e apagava conteúdo que não era regularmente descarregado.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago