Manifesto Digital já foi entregue a decisores da União Europeia

Um grupo de 74 estudantes de tecnologia provenientes de diversos países Europeus apresentaram o “Manifesto para a Europa Digital de Amanhã”. O Manifesto convida os decisores Europeus a criarem uma estrutura onde as tecnologias digitais podem contribuir para um futuro melhor para todos os Europeus.

O manifesto foi assinado durante um evento em Bruxelas que contou com a participação da eurodeputada Anneli Jäätteenmäki, Vice-Presidente do Parlamento Europeu e dos eurodeputados Ilhan Kyuchyuk e Ramona Mănescu.

O grupo de estudantes foi formado através de um programa de formação internacional, o Seeds for the Future, organizado pela Huawei, uma iniciativa de talento em Tecnologias de Informação e Comunicação que premeia estudantes da área com a oportunidade de experienciar em primeira mão o mundo de inovação e desenvolvimento da Huawei através de uma viagem intercultural de conhecimento à sua sede na China.

Assente nesta experiência, e com a vontade de partilharem as suas perspetivas enquanto jovens que se estão a desenvolver na Europa, enquanto estudam tecnologia e experienciam transformações tecnológicas, os estudantes descrevem os seus sonhos por um futuro digitalizado mas, também, os seus receios inerentes às grandes transformações.

O documento apela aos líderes da União Europeia para que tornem a visão dos estudantes de uma sociedade cada vez mais tecnológica realidade através de:

  • Maior conhecimento sobre oportunidades resultantes da transformação digital;
  • Maior investimento em competências interculturais e digitais;
  • Facilitação de mudanças internacionais;
  • Maior acesso à inclusão digital e às Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Construção de uma cadeia de infraestrutura digital para aumentar as necessidades de conectividade;
  • Criação de um ambiente online seguro e reforço da proteção de dados. 

O programa integra atualmente 77 países em todo o mundo. Só na Europa, são 27 os países envolvidos à data, com 700 jovens a participarem no programa desde o seu lançamento Europeu em 2011. Em 2020, mais de 2500 estudantes Europeus terão já feito esta viagem. O compromisso é a contribuição da Huawei com o European Pact for Youth.