McAfee Labs contabiliza 327 novas ameaças móveis por minuto

Segundo o McAfee Labs, o total de malwares móveis já detetados quase duplicou no último ano. No terceiro trimestre de 2015, a empresa contabilizava aproximadamente 10 milhões de amostras de malwares móveis, enquanto no terceiro trimestre de 2014 o número era de 5 milhões de amostras.

As taxas regionais de infeção por malwares móveis no terceiro trimestre de 2015 mostra que a África é o continente com maior taxa de infeção (14%), seguido pela Ásia (10%), América do Sul (8%), América do Norte (6%), Europa (5%) e Oceania (4%). A taxa global de infeção por malware móvel teve um aumento de 2% para 7%, quando comparada ao trimestre anterior. No entanto, se comparada ao terceiro trimestre de 2014, a taxa de infeção caiu de 15% para 7%.

Fabiano Tricarico, gerente de consumer da Intel Security, diz que as infeções não aumentaram na mesma proporção das amostras devido a aperfeiçoamentos nas defesas dos sistemas operativos, enquanto o aumento nas amostras pode refletir as tentativas dos atacantes de contornar essas defesas.

O total de malwares continua a aumentar e já somam 460 milhões de amostras. O McAfee Labs estima que, assim que forem computados os dados de todo o ano de 2015 o “zoológico de malwares” deva ultrapassar a marca de 500 milhões de amostras. Atualmente o McAfee Labs contabiliza 327 novas ameaças a cada minuto ou mais de cinco por segundo.