Metadados recolhidos pela NSA podem ser importantes

Investigadores mostram que os metadados recolhidos pela NSA poderão ser relevantes. A app MetaPhone para Android, de Patrick Mutchler e Jonathan Mayer, recolhe os metadados dos utilizadores que participaram na investigação.

NSA-Surveillance-ProgramApós as denúncias de Snowden, a NSA admitiu que apenas recolheu metadados de conversas telefónicas e não o seu conteúdo. Agora, numa amostra de cinco mil registos e cruzando os dados com Facebook, Yelp e Google Places, os investigadores concluíram que 27,1 por cento podem ser associados a um nome ou a uma empresa.

Foi também realizada uma pesquisa no Google com cem dos números disponíveis e, destes, 60 por cento puderam ser localizados em apenas uma hora. Ao combinar as duas pesquisas, foi possível identificar os proprietários de 91 do total de cem registos.

A legalidade da recolha destas informações e a participação das empresas envolvidas na cedência destes dados continuam a ser questionadas pelos grupos de defesa das liberdades civis.

Está a subir cada vez mais a pressão para que a NSA desmonte toda a operação de vigilância que possa estar a incluir inocentes e comece a pedir os dados às operadoras numa base individual, sempre que houver motivos de suspeita.