Microsoft 365 Copilot: uma aposta na Inteligência Artificial ao serviço da produtividade

Ferramenta já disponível em preview nas aplicações do Microsoft 365, incluindo Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams.

A Microsoft anunciou o Microsoft 365 Copilot, um copiloto para o trabalho que utiliza inteligência artificial (IA) de nova geração para melhorar a produtividade dos utilizadores.

O Microsoft 365 Copilot combina “o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) com os dados nas aplicações Microsoft 365 para transformar conteúdo textual nas ferramentas de produtividade da tecnológica”.

“A Microsoft está a aplicar o poder da inteligência artificial de nova geração à produtividade”, referiu Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft.

“Com o nosso novo copiloto para o trabalho, damos às pessoas mais autonomia e tornamos a tecnologia mais acessível através de uma interface universal: a linguagem natural”, acrescentou ainda.

A nova ferramenta já está disponível através de duas formas no Microsoft 365: incorporado nas aplicações que as pessoas utilizam diariamente – como o Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, entre outras –, para melhorar a criatividade, produtividade e competências e através de uma nova experiência – o Business Chat – que utiliza dados do calendário, e-mails, chats, documentos, reuniões e contactos para gerar alertas e atualizações de estado com base nas atividades diárias dos utilizadores.

Dados do GitHub concluíram que o Copilot “promete desbloquear a produtividade para todos”.

Entre os developers que usam o GitHub Copilot, 88% dizem que são mais produtivos, 74% dizem que podem concentrar-se em tarefas mais satisfatórias e 7% destacam que a ferramenta os ajuda a perder menos tempo a procurar informação ou exemplos.

O Copilot mudará fundamentalmente a forma como as pessoas utilizam a IA e vice-versa já que a ferramenta cria um modelo de conhecimento para cada organização e sugestões personalizadas para cada utilizador, com base nas tarefas e interações anteriores.

No Word, o Copilot disponibiliza um primeiro rascunho para editar e rever, permitindo ao utilizador poupar horas de escrita e tempo de edição. No PowerPoint, pode ajudar a criar apresentações dinâmicas através de comandos de linguagem natural, sugerindo conteúdo relevante a partir de documentos. Já no Excel, pode apoiar na análise de tendências e criação de visualizações de dados com um visual profissional em segundos.