Microsoft compra startup de aplicações móveis Xamarin

A Microsoft deu mais um passo para encorajar os programadores a considerarem a plataforma Windows quando fazem as suas aplicações. A gigante acaba de comprar a Xamarin, especialista em apps móveis.

A Xamarin oferece uma plataforma de desenvolvimento de apps e assinou uma parceria com a Microsoft em 2013, na altura em que já havia planos para o Windows 10. Este “último” sistema operativo da gigante introduziu as aplicações universais, que funcionam em qualquer versão (desktop ou móvel), para encorajar os programadores a incluírem a plataforma nos seus esforços.

“À medida que o papel dos aparelhos móveis na vida das pessoas se expande ainda mais, os programadores tornaram-se uma força impulsionadora da inovação no software”, escreveu  

É aqui que entra a Xamarin. Tem 15 mil clientes em 120 países e já serviu 1,3 milhões de programadores. Entre as empresas que usam a sua tecnologia encontram-se a Coca-Cola e a JetBlue, tal como empresa de jogo como a Gummy Drop. O Business Insider nomeou-a como uma das nove startups que ajudam a Internet a funcionar, secretamente.

“Através da Nuvem de Teste da Xamarin, todos os tipos de programadores móveis – C#, Objective-C, Java e criadores de apps híbridas – podem testar e melhorar a qualidade das aplicações usando milhares de telefones e dispositivos na nuvem”, acrescentou Scott Guthrie.

A aquisição ainda está sujeita à aprovação dos reguladores, mas a Xamarin já deverá fazer parte das apresentações da Microsoft na conferência anual de programadores Build, que vai decorrer dentro de algumas semanas. “Com este anúncio, vamos levar este trabalho muito mais longe para tornar as nossas ferramentas e serviços de programação de classe mundial ainda melhores, com integração profunda e experiências sem fronteiras.”

A combinação da Xamarin, Visual Studio, Visual Studio Team Services e Azure irá oferecer, completou o responsável, um solução de programação móvel completa, que “disponibiliza tudo o que é preciso para desenvolver, testar, entregar e instrumentalizar apps móveis para cada dispositivo.”