Microsoft distingue mulheres nas tecnologias

As mulheres representam quase metade do emprego total em profissões não-STEM, mas apenas 29% de todas as funções estão relacionadas com o setor da tecnologia.

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Microsoft  anunciou a segunda edição do Microsoft Power Women Awards, uma iniciativa internacional que visa premiar e dar visibilidade a mulheres que ocupam cargos de liderança no ecossistema de parceiros da Microsoft.

Os Microsoft Power Women Awards fazem parte do compromisso contínuo da Microsoft “de inspirar uma nova geração de profissionais e investir no talento tecnológico feminino”.

Compromisso esse “que se mantém premente numa altura em que a paridade de género ainda não é uma realidade”.

De acordo com dados do Global Economic Forum referentes a 2023, as mulheres representam quase metade (49%) do emprego total em profissões não-STEM, mas apenas 29% de todas as funções estão relacionadas com o setor da tecnologia.

Já nos cargos de liderança, como VP e C-suite, a sua representação desce para 17,8% e 12,4%, respetivamente.

Neste contexto, o prémio criado numa parceria entre a Microsoft e a INSEAD Business School, surge como uma ferramenta orientada para encorajar mais mulheres a ingressar na área da tecnologia e, ao mesmo tempo, apoiá-las a manter as suas carreiras face aos desafios, como a pressão familiar e o trabalho doméstico.

Após a primeira edição, realizada no ano passado, “ter superado todas as expectativas com um total de 159 nomeações recebidas de todos os países participantes”, a edição de 2024 do Microsoft Power Women Awards vai alargar o seu alcance para abranger toda a região EMEA, incluindo 15 países (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido) e quatro áreas distintas (África, Europa Central, Médio Oriente e Sudeste da Europa).

O objetivo desta extensão passa por “continuar a dar visibilidade a mulheres com um percurso profissional extraordinário neste setor, sobretudo na promoção e desenvolvimento de inovações tecnológicas, e que contribuem ativamente para a promoção de outras mulheres e raparigas em carreiras STEM nos seus países”.

Este ano, a vencedora de cada país será anunciada a 24 de junho. Todas as 19 vencedoras serão convidadas a participar na segunda edição do Microsoft Women Leadership Executive Program, uma ação formativa de três dias desenvolvida pela professora Jennifer Petriglieri, na INSEAD Business School em Fontainebleau, França, a começar em novembro de 2024.

Para Joana Pires, diretora de Desenvolvimento de Negócio de Parceiros da Microsoft para a Europa, “torna-se imperativo continuar a promover este tipo de iniciativas e reconhecer as contribuições das mulheres para a força de trabalho na área tecnológica, para que tenhamos cada vez mais mulheres líderes neste setor”.