Microsoft anuncia 35 finalistas da Imagine Cup 2016

A próxima Imagine Cup da Microsoft não vai ter participação portuguesa. A empresa acaba de anunciar as 35 equipas finalistas da competição entre estudantes de todo o mundo, naquela que é conhecida como a Copa da Tecnologia.

Portugal não tinha nenhuma equipa entre as 150 semifinalistas, onde se encontravam projetos de países tão díspares como Angola, Nepal e até o território da Palestina. A final da Imagine Cup 2016 será realizada entre os dias 26 a 29 de julho na sede da empresa, em Seattle, Estados Unidos.

O Brasil envia uma equipa, Tower Up, que vem de Belo Horizonte e compoete com “O Sonho de Jequi”, um jogo de aventura. O seu principal objetivo é desenvolver um trabalho social e de valorização da região do Vale do Jequitinhonha, uma das mais carentes do Brasil.

Esta é a 14ª ediçao da competição de projetos inovadores. Os estudantes irão apresentar suas ideias inspiradoras e criativas e mostrarão todo o seu potencial com projetos cuja missão é melhorar a forma como vivemos através do uso da tecnologia.

“Na Microsoft, nada encarna melhor o espírito da inovação estudantil que a Imagine Cup, a maior competição global de estudantes da empresa”, anunciou Pablo Veramendi, responsável da competição, no site do evento. “Todos os anos, estes jovens programadores surpreendem-me com as suas ideias inspiradoras e criativas, com as quais tentam moldar o mundo à sua volta com o poder da tecnologia.”

Para chegarem até aqui, 150 equipas vencedoras das finais nacionais competiram nas semifinais, onde foram avaliados por especialistas e responsáveis da Microsoft. O processo começou em agosto do ano passado.

Na final, as equipas irão competir pela vitória nas suas categorias – World Citizenship (8 finalistas), Jogos (13) e Inovação (13). Ganham também a possibilidade de vencer o prémio final de 50 mil dólares, sendo que uma das três vencedoras receberá a Imagine Cup. Parte do prémio inclui o acesso a uma sessão privada de mentoria com o CEO da Microsoft, Satya Nadella.