Microsoft lança app StaffHub para conectar trabalhadores sem mesa

A Microsoft acaba de disponibilizar mundialmente a sua nova aplicação de produtividade, o StaffHub. É uma app desenvolvida para quem trabalha mas não tem uma mesa fixa.

O objetivo do StaffHub é servir as pessoas que trabalham na linha de frente de lojas, hotéis, restaurantes, indústrias e outros setores relacionados a serviços em todo o mundo, mas não têm escritório, mesa ou computador (são 500 milhões, diz a Microsoft). “Muitas vezes, estes trabalhadores dependem de processos manuais e ferramentas obsoletas, como criação e impressão de cronogramas em papel, quadros de avisos repletos de notas e uma enxurrada de telefonemas e mensagens de texto para definir turnos”, sublinha a empresa.

O StaffHub faz parte do Office 365 e oferece gestão de horários, partilha de informações e a capacidade de se conectar a outras aplicações e recursos relacionados às atividades profissionais. Está disponível como parte dos planos do Office 365 K1, E1, E3 e E5 (incluindo a versão de Educação), na web e para aplicações iOS e Android. Atualmente há versões em 15 idiomas, incluindo Português mas, por enquanto, só do Brasil. Cada membro da equipa e os gerentes devem ter uma conta do Office 365 para usar a app, que fica ativada por padrão mas pode ser desativada pelos administradores de TI se o desejarem.

Horários

Os funcionários têm acesso a todas as informações do cronograma, incluindo a capacidade de trocar turnos com colegas diretamente na aplicação Microsoft StaffHub para dispositivos móveis. 

Quando surgirem conflitos de horários, a app facilitará a troca de turnos ou oferecerá o turno a outro funcionário. As solicitações são sempre encaminhadas ao gerente para aprovação, e as atualizações e notificações são automaticamente enviadas para a equipa.

Informação

Os gerentes podem usar a app para distribuir informações importantes para a equipa, como documentos de políticas, boletins de notícias ou vídeos. Também têm uma maneira rápida e fiável de enviar mensagens rápidas para os membros da equipa. Por exemplo, para informar um funcionário que  “o gerente-geral regional chega em 20 minutos”, basta tocar no nome do empregado e digitar uma mensagem. Os funcionários também podem enviar mensagens diretamente uns para os outros ou para todo o grupo de trabalho.

Outros recursos

A app vai suportar conexões ao Kronos, um fornecedor de soluções de gestão de mão de obra e de gestão de capital humano. Inicialmente, esta integração permitirá aos gerentes importar informações individuais e de agendamento da equipa da plataforma Kronos Workforce Central diretamente para o aplicativo da Microsoft.

O StaffHub também permite aos administradores definir links personalizados para os funcionários visualizarem na aplicação para dispositivos móveis, que podem apontar para recursos ou sites importantes, como sistemas de RH, ou para aplicações personalizadas, criadas com ferramentas como o Microsoft PowerApps.