Microsoft lança Office para iPad, tal como previsto

Tal como previsto, o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, revelou hoje uma versão do pacote Office para iPads. Esta foi a sua primeira grande apresentação do novo CEO à imprensa que lançou o produto mais lucrativo da empresa numa versão compatível com o popular tablet da Apple.

Satya_Nadella_Lede_SurfaceNadella, que substituiu Steve Ballmer como presidente-executivo no começo desde ano, falou com a imprensa e executivos da indústria em San Francisco.

Investidores pedem há anos que a Microsoft adapte o Office para dispositivos móveis da Apple e da Google, em vez de prendê-lo ao Windows, dada a queda nas vendas de PC. Mas a gigante de software tem relutado em enfraquecer a sua outra franquia lucrativa, o sistema operacional para computadores.

A Microsoft abre mão de cerca de 2,5 mil milhões de dólares por ano em receita ao manter o Office fora do iPad, que já vendeu quase 200 milhões de unidades, segundo estimativas de analistas.  O aplicativo estará disponível a partir de hoje na App Store e inclui o Microsoft Word, Excel e Power Point.

O app para iPad funcionará no modelo freemium, ou seja, terá download gratuito para todos os usuários pelo mundo, mas com algumas funções restritas aos assinantes do Office 365.

A empresa também anunciou a suíte Enterprise Mobility, uma plataforma focada no setor corporativo, que permite às empresas gerenciar os dispositivos e aplicativos dos funcionários com segurança.

A Microsoft tem versões do Office para iPad e iPhone há vários meses, disseram fontes à Reuters, mas a companhia vem adiando o lançamento por causa de divisões internas, entre outras questões, o que acabou por acontecer hoje.

Vale lembrar que o Office é o grande diferencial do Windows RT, sistema que equipa o tablet Surface, de fabricação da própria Microsoft.