Categories: EmpresasNegócios

Microsoft multada pela CE e processada por acionista

A Microsoft foi processada por uma acionista sua, depois de a empresa ter sido multada por não ter cumprido ordens explícitas da Comissão Europeia, e por assim ter sido lesada em 561 milhões de euros.

Kim Barovic, a acionista quereladora, acusou o conselho diretivo, incluindo o fundador da Microsoft Bill Gates e o seu antigo diretor executivo Steve Ballmer, de negligência, e alvitra que a investigação interna não foi suficientemente eficaz nem profunda, pois fracassou em apontar e punir o responsável por tão dispendioso “erro técnico”.

Em 2009, a Microsoft havia sido obrigada pela Comissão Europeia a integrar no seu pacote de software um conjunto de alternativas ao motor de pesquisa Internet Explorer na Europa, numa tentativa de resfriar o seu incomparável domínio do mercado, resultado da oferta constante do Internet Explorer, em quase todas as versões do seu Windows desde 1995.

Assim, a multinacional tecnológica norte-americana aquiesceu à ordem da Comissão Europeia. Contudo, segundo consta, a Microsoft não integrou o ecrã de escolha de browser no primeiro Service Pack para o Windows 7, o que a empresa diz ter-se tratado de um mero “erro técnico”.

Violando, então, o acordo sob o qual era obrigada a disponibilizar um “ecrã de voto” em que apresentava uma dúzia de alternativas ao seu motor de pesquisa, a Microsoft foi multada pela Comissão Europeia, e, voluntariamente e como prova de boa-fé, declarou estender por mais 15 meses a disponibilização da opção de escolha do browser, que estava prevista terminar este ano.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

5 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

6 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

2 semanas ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago