Microsoft poderá tornar gratuitos o Windows Phone e RT

A Microsoft poderá estar a preparar-se para tornar o Winodws Phone e o RT gratuitos para os fabricantes.

Windows_Phone_8-4596_1Com esta medida, a multinacional norte-americana pretende que o Windows, nas suas duas vertentes móveis, se torne uma alternativa mais apelativa a todos os fabricantes de equipamentos móveis. Assim, o Windows vai conseguir concorrer diretamente com o Android.

Esta mudança faz parte dos planos de Terry Myerson, chefe de desenvolvimentos do Windows, e deverá vir na mesma linha de desenvolvimentos preparada para a primavera de 2015, a Threshold, onde as várias linhas de disponibilização do Windows devem convergir.

A Nokia, maior fabricante de dispositivos móveis com suporte para SO, era a principal fonte de rendimento do Windows Phone. Com a aquisição desta empresa pela Microsoft, esta deixa de ter a sua fonte de rendimento, o que a obriga a procurar novos modelos de negócio.

Possivelmente a multinacional vai seguir os modelos aplicados pela concorrência direta e criar redes de publicidade para utilizar nas aplicações que correm na sua plataforma.

O objetivo da Microsoft é fazer frente ao domínio que o Android já tem e tentar reconquistar algum mercado à concorrência.