Microsoft pode ultrapassar Apple no mercado móvel

Mark Fidelman, analista da revista Forbes, diz que daqui a três anos a Microsoft poderá ultrapassar a Apple no mercado movel. O analista destaca o facto de o Windows Phone estar a crescer rapidamente.

microsoft_ces_2009De acordo com os dados do último trimestre, o sistema operativo móvel da Microsoft cresceu 366 por cento face a igual período do ano passado. 
Este crescimento deu à multinacional a maior evolução do mercado, mas o sistema operativo só garantiu uma quota de 3,6 por cento no final do trimestre, face aos 81 por cento do Android e aos 12,9 por cento do iOS.

Ao nível do hardware, a plataforma aposta sobretudo nos equipamentos da Nokia, embora também esteja presente em modelos de outros fabricantes, e é a segunda mais usada em algumas zonas da Índia e da América Latina.

A integração da plataforma com o Windows 8, a Xbox e o Office 365 estão entre os trunfos que permitiram a ascensão do Windows Phone. Estas ligações vão-lhe permitir consolidar a presença da plataforma no mercado.

A aquisição da unidade de telemóveis por parte da Nokia deverá ter um impacto relevante no posicionamento da empresa no mercado móvel.