Minsait e Iberdrola parceiros na transição energética

Com um orçamento total de 16,2 milhões de euros, a proposta conjunta para o setor energético foi aprovada no âmbito da convocatória “Missões de I&D&I em IA”.

A Minsait vai ser o parceiro tecnológico da Iberdrola no IA4TES, um projeto de investigação liderado pela empresa de energia e financiado com Fundos Next Generation UE, que visa desenvolver tecnologias de Inteligência Artificial (IA) para acelerar a transição energética.

O projeto, com um investimento previsto de 16,2 milhões de euros, dos quais 12,5 milhões serão financiados pelos fundos, prevê a criação de mais de 30 empregos nos próximos anos.

Esta foi também a única proposta para o setor energético aprovada pela Secretária de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial do governo espanhol, no âmbito do convite para o programa “Missões de I&D&I na IA”.

Trata-se de uma iniciativa que atribui fundos a projetos de investigação a longo prazo apresentados por consórcios constituídos por grandes empresas, instituições académicas e PMEs.

Na qualidade de parceiro tecnológico, a Minsait será responsável pelos três módulos de trabalho relacionados com a implementação de soluções avançadas de inteligência artificial nas áreas de produção, distribuição e consumo de eletricidade: produção sustentável inteligente, rede inteligente e consumo inteligente.

Especificamente, a Minsait coordenará projetos que irão estudar a aplicação de tecnologias inteligentes para otimizar a operação e manutenção de ativos utilizados na produção eólica e fotovoltaica.

A Minsait irá também liderar o desenvolvimento de tecnologias que permitam às redes de distribuição abordar de forma eficiente e flexível a penetração imparável dos Recursos Energéticos Distribuídos (DER).

Finalmente, a Minsait aplicará inteligência artificial ao desenvolvimento de um novo quadro de serviços de coordenação de energia que permita a participação “inteligente” de clientes residenciais e comerciais nos mercados energéticos.

A participação da Minsait no IA4TES inclui o desenvolvimento de casos de utilização de Inteligência em cinco das seis linhas de oferta prioritárias de Phygital, um dos quatro vetores estratégicos para o crescimento da empresa, que liga o mundo físico e digital.