MIT cria tecnologia para manipular objetos à distância

O Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, criou recentemente uma tecnologia que permite manipular objetos à distância. Esta tecnologia permite também reproduzir, em tempo real e a três dimensões, a forma de objetos.

Inform_01-1024x682Graças à tecnologia Kinect, sistema desenvolvido pela Microsoft que permite que consolas ou computadores consigam ler à distância os movimentos dos utilizadores, o MIT conseguiu criar o ecrã inFORM. Este ecrã consegue criar formas dinâmicas e reais, transformando o movimento de objetos e pessoas em reproduções a 3D.

Com esta nova tecnologia, um utilizador pode agora tocar e manipular um objeto mesmo que este esteja distante de si, pois o inFORM transforma e reproduz numa versão a três dimensões os movimentos das mãos reais do utilizador.

A nova tecnologia criada pelo MIT também poderá ser muito útil na área da medicina cirúrgica, da geografia, do design, da arquitetura ou em qualquer outra área em que seja importante ter a noção do volume dos objetos.

Outra particularidade do inFORM é que este pode permitir que os utilizadores de impressoras 3D prevejam o resultado final dos seus projetos antes de os imprimir, resultando numa grande poupança de custos.