Portuguesa mobinteg apresenta app de turismo no SmartFunchal

Fernando Pinto, founder da tecnológica portuguesa mobinteg, é um dos convidados do SmartFunchal’17, evento internacional dedicado à discussão e reflexão sobre as cidades e turismo inteligente. O empresário será um dos oradores do painel “Smart Destination/Smart Islands/Sustainability/Resilience/Apps/Geolocation/ Citizen Engagement”, marcado para dia 12 de maio.

O executivo da mobinteg irá, na sua intervenção, apresentar a plataforma pioneira de turismo acessível Smiity.  Compatível com dispositivos iOS e Android, a app possibilita às regiões, cidades e monumentos interagir com cidadãos e turistas de forma interativa, ao garantir o acesso a informação útil no momento em que estes precisam dela e sem que o utilizador tenha de procurá-la.

Esta interação realizada entre a aplicação e o utilizador, é feita através Beacons, pequenos emissores de sinais que enviam informação para o dispositivo móvel através de Bluetooth Low Energy, para proporcionar uma experiência mais rica, dinâmica e completa. A Smiity funciona também como audioguia, dispensando o uso de equipamentos adicionais.

Para além da apresentação da mobinteg, vão estar quatro temas em debate: Smart Cities (Sustentabilidade, Sociedade, Estratégia, Mobilidade, Resiliência, Rural and Urban Design, Planeamento, Living Labs, Educação, Saúde, Habitação, Envelhecimento); Smart Tourism (Apps, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, iBeacons); Indústria (IoT, BigData, Analytics, Sensorização, Programação, Cloud, Smart Grids, WiFi); e Comunicação e criatividade (Citizen Engagement, Social Media, Branding, Design, Talento, Cultura, Cocriação, Storytelling).

O SmartFunchal é um evento internacional que vai reunir empresas e cidadãos para discutir e refletir sobre as cidades inteligentes e o turismo inteligente. Irá realizar-se na cidade madeirense que lhe dá nome, nos dias 11 e 12 de maio.