Um quarto dos europeus não confirmam segurança dos sites

Cerca de 28 por cento dos europeus introduzem dados confidenciais, incluindo os dados financeiros, na Internet sem comprovar se os sites são de segurança.

Kaspersky Labs 01-2009Espanha é o país europeu mais descuidado neste tema, representando quase o triplo da média do continente. Já França é o país mais prevenido quanto a este tipo de situações, pois apenas nove por cento das pessoas não certificam a segurança dos sites antes de introduzirem a sua informação pessoal.

Estes dados foram obtidos no estudo “Consumer Security Risk Survey 2013” realizado por B2B Internacional para a Kaspersky Lab, onde se chegou à conclusão de que 24 por cento dos utilizadores europeus não sabem o que são ferramentas para comprovar a veracidade de um site e 62 por cento já se depararam com pelo menos uma ameaça online aos seus ativos financeiros.

Os cibercriminosos aproveitam esta despreocupação dos europeus e criam versões falsas de sites para roubar as credenciais dos utilizadores. A criação de websites falsos que imitam sites de companhias importantes para roubar dados pessoais é uma fraude muito popular na Internet. De acordo com dados da Kaspersky Lab, um em cada cinco sites de phishing é criado para roubar informação financeira.

Cerca de 41 por cento dos utilizadores que perderam dinheiro depois de um ataque online nunca o voltaram a recuperar. Portanto, os utilizadores devem ter o máximo de cuidado possível quando navegam e devem usar uma solução de segurança que inclua tecnologia de segurança nos pagamentos, pois isto ajudará a evitar perdas financeiras.

Desde o ano passado que a Kaspersky Lab incorpora o Kaspersky Internet Security, uma tecnologia Pagamento Seguro no seu produto para utilizadores domésticos. Esta tecnologia protege os utilizadores quando realizam transacções online.

Quando os utilizadores acedem ao serviço de banca online ou pagamento online, o Pagamento Seguro comprova a legitimidade e a autenticidade dos certificados digitais de segurança. Se o site está nas bases de dados de sites de confiança e o certificado for autêntico, o browser muda para o modo Pagamento Seguro, impedindo qualquer possibilidade de malware que intercete a interação do utilizador com o site. Esta tecnologia impede também os Trojans de lerem dados introduzidos através do teclado, graças ao teclado virtual e às ferramentas de segurança do teclado.