Mulheres líderes em TIC são menos de um quinto

Segundo números da Comissão Europeia, as TIC na Europa são uma área maioritariamente masculina. Apenas 19 por cento da gestão e de empresas de TIC Têm mulheres nos cargos de liderança.

20130429PHT07709_originalO organismo europeu lançou uma campanha para encontrar e assinalar mulheres que sejam um exemplo na área das Tecnologias de Informação e Comunicação de forma a encorajarem outras a procurar uma carreira no setor. O objetivo é criar vídeos onde se fale das suas carreiras e do sucesso das suas criações digitais.

“Queremos criar uma plataforma para as mulheres contarem as suas histórias de como chegaram mais longe na tecnologia”, afirma Neeli Kroes, em comunicado, acrescentando que “há tantas histórias de sucesso por aí fora”.

A Comissão Europeia indica que menos de 30 por cento da força de trabalho em TIC é feminina e três por cento tem formação superior na área da computação.

O lançamento da campanha da Comissão Europeia pretende reforçar estes números através do melhoramento da imagem da indústria digital, do peso da mulher na área atra´ves da oferta de planos de carreira mais claros.