Mundial de 2014 servirá para lançar ataques informáticos

O tema do Mundial de Futebol, que se realizará no próximo ano no Brasil, será utilizado para tentar chegar aos utilizadores de Internet e lançar as bases para mais ataques informáticos.

ciberataque-holandaO campeonato do mundo tem início previsto para junho de 2014 e, nos meses que irão anteceder a competição, espera-se que o malware veiculado ao tema venha a disparar.

De acordo com a G Data, empresa alemã de segurança, os esforços dos criminosos nesses meses vão estar concentrados no roubo de dados pessoais e na criação de botnets móveis.

A plataforma Android deverá continuar a ser fortemente visada pela ação dos criminosos, tal como ocorreu este ano. A sofisticação crescente dos ataques e o número significativo de ataques altamente dirigidos serão outras das tendências que se irão manter em 2014.

Segundo a empresa de segurança, os criminosos vão continuar a apurar cada vez melhores técnicas para que a origem dos seus ataques seja cada vez mais complexa, recorrendo sobretudo à cloud.

O armazenamento na cloud será, a par com o futebol, outro tópico muito visado pelos esforços de ação dos atacantes. O roubo de dados de plataformas de armazenamento na cloud, como o Dropbox, será cada vez mais tentado pelos cibercriminosos.