“mWater Safety” promove segurança marítima

“mWater Safety” é uma nova plataforma de monitorização de risco em atividades marítimas, que funciona a partir de sensores em embarcações e em praticantes de desportos náuticos.

myachtspic_421671422A ser desenvolvida no Porto pelo Fraunhofer Portugal Research Center Of Assistive Information and Communication Solutions (AICOS), em conjunto com a empresa Ponto C, a “mWater Safety” é uma nova plataforma tecnológica que tem como princípio basilar monitorizar situações de risco em atividades marítimas através da utilização de sensores em embarcações e em praticantes de desportos náuticos.

A plataforma resulta da parceria com a Direção Geral da Autoridade Marítima (DGAM), o Sporting Clube de Aveiro, o Clube de Vela da Costa Nova e a Associação Náutica da Gafanha da Encarnação. Saliente-se que a “mWater Safety” assenta numa aplicação para dispositivos móveis que fornece informações relativas ao posicionamento de barcos ou equipamentos externos nas respetivas embarcações, uma vez colocados os sensores externos nas respetivas embarcações ou em praticantes de desportos naúticos.

O objetivo da plataforma é não só monitorizar e detetar situações críticas no mar, como, consequentemente, aumentar os níveis de segurança nas comunidades náuticas. Refira-se que o projeto realizado pelo (AICOS) baseia-se num modelo alemão para a promoção do desenvolvimento económico.