Categories: Mobilidade

MWC 2015: solução da AT&T liga carros a casas inteligentes

A AT&T vai unir a suas tecnologias para carros conectados aos seus sistemas para casas inteligentes. A operadora alveja a liderança do setor crescente dos connected cars com uma oferta integrada e diferenciadora, para lutar contra rivais como a Google e a Verizon.

A operadora norte-americana de telecomunicações móveis AT&T quer oferecer aos seus clientes uma solução que faça a ligação entre os automóveis e as casas que estejam equipados com sistemas inteligentes. Desta forma, segundo consta, a união dos portfólios Digital Life, de serviços de automação e de segurança doméstica, e Drive, de serviços de conexão para carros, vai permitir que o utilizador possa controlar os sistemas e equipamentos inteligentes que tem em casa a partir de um painel integrado no seu automóvel.

Na semana passada, Glenn Lurie, diretora-geral da AT&T Mobility, revelara à Reuters que a operadora preparava-se para lançar uma solução integrada que possibilitaria controlar casas inteligentes através de carros com sistemas de conexão à rede. Este anúncio precede a apresentação oficial que a AT&T tem agendada para os próximos dias, durante o Mobile World Congress em Barcelona.

A união dos serviços Digital Life com os Drive vai, por exemplo, permitir, a partir do automóvel, dar instruções à cafeteira para começar a aquecer o café, ou ligar o ar condicionado para começar a arrefecer a casa, quando estamos a alguns minutos de chegar à garagem, que estará certamente já aberta, à espera do automóvel que enviou todas aquelas ordens.

Em 2014, a AT&T registou cerca de 20 milhões de dispositivos connected que integravam as suas soluções inteligentes, desde carros a sensores para contentores, um aumento de 21 por cento face ao ano anterior, disse a Reuters.

Várias são já as empresas tecnológicas que têm dado provas de querer deitar a mão à liderança do setor dos automóveis inteligentes, com capacidade de ligação à rede. Por exemplo, a Verizon, a Google, a Microsoft e a TomTom já lançaram as suas próprias soluções para dotar os automóveis de um maior nível de inteligência digital.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago