MyRNA Diagnostics vence BfK IDEAS 2017

Um kit desenvolvido para permitir um diagnóstico quantitativo e uma melhor monotorização da depressão, foi o projeto vencedor do BfK IDEAS 2017, concurso, dirigido a estudantes do ensino superior e a investigadores cuja final decorreu ontem no TECHDAYS, em Aveiro.

O BfK IDEAS é uma iniciativa do Born From Knowledge (BfK), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação (ANI). A missão deste programa é promover, divulgar e premiar a produção de conhecimento e inovação em Portugal, dando visibilidade ao investimento em Ciência e ao seu impacto económico e social.

Os projetos finalistas, que tiveram acesso a um programa de imersão, apresentaram as suas ideias de negócio em formato pitch perante um júri que, no final da sessão, anunciou os três projetos vencedores.

Além do vencedor MyRNA Diagnostics,  pensada pela equipa do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, os outros premiados foram os projetos rhelNforce  Optimal Performance e o Power Phoenix grid – scale battery, com  segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O rhelNforce  Optimal Performance, criado pela equipa do Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte da Universidade do Porto, tem como objetivo fornecer às empresas compostos de dissipação de energia personalizados, obtidos através do reforço de qualquer material sólido (preferencialmente em micro aglomerado de cortiça).

Já o Power Phoenix grid – scale battery, proposto pela equipa do TEMA – Centre for Mechanical Technology and Automation da Universidade de Aveiro, é uma bateria que oferece flexibilidade e estabilidade e que promete resolver problemas de geração intermitente de energia e instabilidade da rede  para operadores do sistema de distribuição elétrica e de energia renovável.

Os 3 vencedores  irão usufruir do serviço de diagnóstico de Propriedade Industrial ao projeto, com o apoio da Patentree – Intellectual Property (www.patents.pt). O primeiro classificado terá ainda acesso a serviços de consultoria especializada e depósito de um pedido provisório de patente nacional.

“O mais importante é salientar a dimensão criativa e a capacidade que resulta quando combinamos o conhecimento com desafios interessantes e a criatividade. E o Born From Knowledge é isso que pretende – reconhecendo o valor e a importância do conhecimento, tem como objetivo sugerir e estimular propostas que sejam criativas e depois premiar e acompanhar a sua realização. Por outro lado, as candidaturas mostram o talento que existe em Portugal, a qualidade da formação e, no fundo, espelham também o empenho e as possibilidades que um prémio ou reconhecimento desta natureza proporcionam”, afimou, durante o evento, Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Ontem, também, mas em Lisboa, o programa BfK atribuiu a distinção BfK AWARDS no âmbito do prémio AIS 2017 Startup Showcase. A vencedora foi a EntoGreen cuja solução consiste na criação de um sistema que utiliza insetos para converter resíduos vegetais agroindustriais em fontes nutricionais para a alimentação animal e fertilizantes para solos agrícolas.