Nano World Cancer Day assinalado em Braga

Realizou-se em Braga a segunda edição do Nano World Cancer Day.  A iniciativa estendeu-se a 13 países europeus e tem como objetivo manter simultaneamente várias conferências de imprensa em diferentes regiões principais de Europa, salientando o papel da nanomedicina para combater o cancro.

what-doctors-think-about-your-online-health-searches-167731fd55

A iniciativa permitiu juntar vários agentes, investigadores, médicos e empresas e, assim maximizar os esforços promover uma maior sensibilização política para a questão da nanotecnologia.

De acordo com os especialistas na área, a aplicação da nanotecnologia, até há alguns anos mais focada na área da eletrónica e engenharias, na medicina é um “sonho concretizável” e só precisa de algumas remodelações para começar a ser visto como uma alternativa credível a todas as outras disponíveis.

“As nanoterapias têm o potencial de permitir a prevenção e detenção precoce, de melhoria de diagnósticos. Além disso, permitem atacar de forma mais exata as células tumorais”, explicou a investigadora Maria José Oliveira, em representação da Plataforma Tecnológica Europeia para a Nanomedicina. Este tipo de terapia fornece um avanço tecnológico considerável na área da saúde.

A nanomedicina tem vindo a assumir especial destaque, sendo por isso uma das áreas de investigação às quais a Europa está a dar mais atenção e financiamento, inclusive em Portugal. Por isso, é cada vez mais frequente a realização destes eventos de modo a promover esta área da medicina que é vista como uma grande alternativa a longo prazo.