NASA lança novo equipamento para explorar Marte

A NASA criou um novo equipamento com vista à exploração do planeta vermelho. O equipamento foi lançado ontem, dia 18 de novembro, a partir da Flórida, nos Estados Unidos.

Image converted using ifftoanyA sonda Mars Atmosphere and Volatile Evolution (MAVEN) segue a bordo do foguete Atlas V e irá estudar a parte superior da atmosfera de Marte. O objetivo é tentar perceber como e porque é que aquele planeta se transformou tão profundamente.

Os cientistas acreditam que Marte já foi um planeta quente e húmido durante milhões de anos, acabando por se tornar seco e frio nos últimos milénios.

Bruce Jakosky, coordenador do projeto MAVEN, comenta a situação atual do planeta vermelho: “Algo claramente aconteceu. O que nós queremos fazer é perceber quais são as razões que levam a alterações climáticas deste género”, explica.

Têm sido realizadas várias investigações nos últimos anos, pelo que os especialistas acreditam que a atmosfera de Marte foi anteriormente demasiado forte para garantir a presença de água e vida microbiana. No entanto, essa atmosfera perdeu-se no espaço devido à ação erosiva do sol.

A sonda da NASA conta com oito instrumentos importantíssimos que vão entrar em ação daqui a dez meses, quando o explorador robótico chegar a Marte, entrando na órbita do planeta em setembro de 2014.

Foram investidos cerca de 496,4 milhões de euros na missão.