NEC desenvolve tecnologia de análise de comportamento

A NEC Corporation acaba de desenvolver a primeira tecnologia mundial de “análise de comportamento de multidões”, que utiliza imagens de câmaras de vigilância para compreender  o comportamento das pessoas e detetar situações fora do normal. 

Technology-1920-×-1080-Wallpaper-HDEsta nova tecnologia tem em vista a contribuição para uma melhor proteção e segurança através da deteção atempada de situações invulgares e de acidentes.

Quando uma instalação ou espaço público de grande dimensão atrai uma grande quantidade de pessoas, há sempre o risco de haver acidentes ou atos ilegais. Por isso, uma grande quantidade de locais com circulação intensa de pessoas estão equipados com câmaras de segurança para prevenir acidentes e minimizar possíveis danos.

No entanto, em ambientes sobrelotados, é difícil para as tecnologias tradicionais detetarem rapidamente as caraterísticas de uma perturbação. Assim, a tecnologia recentemente desenvolvida pela NEC analisa a influência que um incidente inesperado tem sobre o comportamento de uma multidão, permitindo identificar com precisão as mudanças na sua forma de atuar.

Nesse sentido, as câmaras de segurança existentes podem ser utilizadas para detetar perturbações, tais como uma mudança repentina no fluxo de tráfego pedonal ou um grupo que se forma em torno de um indivíduo e estimar com precisão o grau de congestionamento, mesmo num ambiente extremamente sobrelotado.

Esta tecnologia compreende exatamente as características das multidões, criando pseudo-imagens através de simulações que apresentam uma ampla gama de situações, tais como diferentes graus de congestionamento e o comportamento de cada individuo. De seguida, as tecnologias de reconhecimento de imagem aplicam um algoritmo proprietário para combinar e comparar as imagens das câmaras de segurança com as pseudo-imagens, permitindo que as características das multidões possam ser analisadas com um elevado grau de precisão.

A tecnologia permite também analisar rapidamente e de forma precisa as mudanças verificadas na multidão. É dado especial enfoque ao comportamento das pessoas perante a eventualidade de uma ocorrência incomum. O nível de um incidente pode ser estimado com base num valor limiar pré-determinado, o que ajuda a medir a magnitude da mudança de comportamento da multidão.

No futuro, a NEC pretende continuar a promover a investigação e desenvolvimento no sentido de suportar as tecnologias de análise de imagem e a expansão da sua área de negócio de segurança, que promove maior proteção para as comunidades em todo o mundo.

A NEC apresentou estas tecnologias no C&C User Forum & iEXPO 2013, no Fórum Internacional de Tóquio.