NEC é distinguida pela tecnologia de reconhecimento facial

A tecnologia de reconhecimento facial da NEC obteve o primeiro lugar pela quarta vez consecutiva na sequência dos anteriores testes Grande Desafio Biométrico Múltiplo 2009 (MBGC 2009), Avaliação de Biometria Múltipla 2010-2011 (MBE 2010-2011) e Teste de Fornecedores de Reconhecimento Facial (FRVT 2013). Durante quase 30 anos, a empresa tem vindo a desenvolver tecnologia de reconhecimento facial, definindo-a como uma das tecnologias-chave para ajudar a alcançar uma sociedade mais segura de ataques cibernéticos

A NEC Corporation anunciou que a tecnologia de reconhecimento facial da NEC obteve a mais elevada avaliação de desempenho no recente teste Face in Video Evaluation (FIVE, *1) realizado pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) (*2).

Os resultados foram divulgados no Relatório Interagências 8173 do NIST: Avaliação de Faces em Videos (FIVE) Reconhecimento facial de sujeitos não cooperativos.

A NEC desenvolveu uma tecnologia de extração de pontos que permite o reconhecimento de faces a um nível em que um indivíduo pode ser identificado com alta precisão dentro de um grupo, mesmo que o seu rosto esteja parcialmente escondido ou a imagem seja tirada de ângulos diferentes.

De acordo com o comunicado de imprensa, a tecnologia de reconhecimento facial da NEC utiliza também tecnologias de aprendizagem profunda para a correspondência de faces, por forma a aumentar a precisão a um nível em que um indivíduo pode ser identificado por uma imagem de baixa resolução capturada por uma câmara distante.

“É uma grande honra que a nossa tecnologia de reconhecimento facial tenha sido avaliada em primeiro lugar pelo NIST pela quarta vez consecutiva”, realça Masakazu Yamashina, Vice-presidente Sénior da NEC Corporation. “Vamos expandir ainda mais os negócios globais pela oferta de soluções biométricas inovadoras, como o sistema de reconhecimento de imagens em vídeo, numa ampla gama de setores de atividade, incluindo segurança, transporte, finanças e retalho”, acrescenta Yamashina.

A tecnologia de reconhecimento facial em vídeo identifica os rostos de sujeitos em movimento em tempo real enquanto andam naturalmente e sem parar em frente a uma câmara. Os benefícios da análise de vídeo de alta velocidade permitida por esta tecnologia incluem a prevenção de possíveis incidentes através da deteção de pessoas suspeitas e reconhecimento de indivíduos à entrada de instalações críticas.

Usar imagens de vídeo de câmaras normais para reconhecimento facial requer técnicas altamente avançadas quando comparado com a utilização de imagens estáticas. Isso ocorre porque as imagens são muito influenciadas pelas condições ambientais, como a localização da câmara, a qualidade da imagem, a iluminação e a dimensão do individuo, para além do comportamento do indivíduo, incluindo a velocidade de caminhada, a direção do rosto e a linha de visão.