NEC recebe “Silver Badge” do Telecom Infra Project

A empresa é a primeira fornecedora a ser testada e verificada pelo Grupo de Projeto Open Optical and Packet Transport do TIP.

A NEC Corporation foi distinguida para uma solução de transponder 400G, com um “Silver Badge” que atesta a conformidade com os requisitos, em apoio à iniciativa Phoenix do Telecom Infra Project (TIP) para desenvolvimento de uma arquitetura de transponder que promoverá a utilização de hardware e software abertos e desagregados.

O TIP é uma comunidade global de empresas e organizações que trabalham em conjunto para desenvolver, testar e implementar soluções abertas, desagregadas e baseadas em normas.

A solução Phoenix foi desenvolvida pelo Grupo de Projeto Open Optical and Packet Transport (OOPT) do TIP, uma iniciativa orientada para os operadores e que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, arquiteturas e interfaces abertas no domínio das redes óticas e IP.

A Phoenix é o resultado da estreita colaboração no seu desenvolvimento, entre os operadores NTT, Telia, Telefonica, Vodafone, Deutsche Telekom e MTN, desde a especificação dos requisitos técnicos até à avaliação da conformidade da solução através do procedimento de teste e validação do TIP.

A Phoenix é um transponder L0/L1 de caixa branca, que os operadores podem implementar nos seus sistemas de linhas óticas já existentes, “para aumentar a capacidade da rede”.

Baseia-se em componentes de hardware e software desagregados e tem capacidade para velocidades de interface de linha de 400G.

A solução da NEC é constituída pelo Sistema Operativo de Rede (NOS) da empresa, baseado no software de código aberto Goldstone, que funciona no hardware Galileo Flex-T da Wistron e é interoperável com vários transcetores compatíveis com as especificações OpenROADM e OIF.

Para receberem o “Silver Badge” de conformidade com os requisitos do TIP, os produtos devem ser testados por operadores de rede. A MTN, um dos maiores operadores de redes móveis de África, e a NTT Communications Corporation (NTT Com), uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, contribuíram para a execução dos testes e para a apresentação dos relatórios.

A MTN adotou esta tecnologia de ponta, integrando-a na sua rede de produção, especificamente na sua rede ótica entre Joanesburgo e Centurion, na África do Sul, comprovando assim a interoperabilidade e a compatibilidade retroativa da tecnologia.

A instalação do equipamento no terreno e a integração de sistemas foram efetuadas pela NEC XON, que é um dos principais integradores pan-africanos de sistemas TIC.