NEC testa com sucesso sistema de previsão de deslizamentos de terra

A NEC Corporation em colaboração com o National Disaster Warning Center (NDWC) da Tailândia, anunciou a conclusão do ensaio de um sistema que identifica áreas onde existe perigo de ocorrência de um deslizamento de terra. Este é um importante avanço para um fenómeno que atinge populações em todo o mundo, originando danos materiais e humanos avultados.

De acordo com a empresa nipónica, a eficácia do sistema foi confirmada com o ensaio realizado na província de Chiang Mai, no norte da Tailândia, durante o período de novembro de 2016 a março de 2017.

Em abril de 2015, o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão e o Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação da Tailândia acordaram projeto de cooperação em diversas áreas, incluindo o desenvolvimento de tecnologias para prevenção de desastres naturais. Foi assim, que surgiu o sistema de previsão, agora testado e denominado “Pesquisa e estudo para o desenvolvimento de um simulador de deslizamento de terra na Tailândia.”

O sistema de previsão de deslizamentos de terra realiza uma simulação com base em dados meteorológicos, dados topográficos e dados do solo, tornando possível prever o grau de perigosidade de deslizamento de terra.

Além disso, o módulo permite ter simulações detalhadas usando uma malha quadrilateral de 50 m, que fornece previsões horárias para um período até sete dias de antecedência. Isso permite a emissão de  avisos às áreas ameaçadas antes que os deslizamentos ocorram, ajudando a reduzir possíveis danos. 

A ferramenta é parte integrante do “sistema integrado de gestão de riscos” da NEC, que consiste numa plataforma partilhada de vários módulos que tem funções como integração de dados, visualização e alerta precoce, e módulos de desastre especializados para situações específicas como deslizamentos de terra, inundações e terramotos.  

“A NEC continuará a contribuir para o desenvolvimento das mais sofisticadas tecnologias de prevenção de desastres e para o uso e aplicação dessas tecnologias na prevenção de desastres. tais como deslizamentos de terra e inundações, na Tailândia, “, afirmou, em comunicado, Minoru Hirata, Diretor Geral da Smart Infrastructure Division, da NEC Corporation.

“Além disso, vamos aproveitar a experiência e know-how adquiridos através deste teste para promover ativamente o sistema noutros países da Ásia que sofrem frequentemente danos provocados por deslizamentos de terra”, acrescenta o executivo