Nike dá forma à tecnologia

Chama-se Flyweave e é um novo conceito de apoio para conseguir um movimento especifico. Criada a partir de um intrincado processo de tecelagem, a Nike garante que esta tecnologia maximiza o movimento natural do pé atuando como uma segunda pele biónica.

“A tecnologia Flyweave permite aos designers da Nike ter em conta os requisitos concretos de durabilidade, resistência e estabilidade para cada desportista”, diz a empresa em comunicado.

“Flyweave é uma das inovações mais interessantes que já vi na Nike. Inspira-se em métodos tradicionais de tecelagem, mas com a  resistência e fiabilidade de materiais aeroespaciais”, refere Thomas Bell, designer da Nike.

Há quatro anos, Bell mostrou-se muito interessado nos materiais têxteis mais utilizados na indústria aeroespacial. “A resistência e fiabilidade destes produtos salvam vidas”, diz o comunicado enviado à imprensa. Para além disso, “a experiência no design de bolsas de nylon leves e duradouras, despertou a sua curiosidade e começou a realizar as suas próprias experiencias com tecidos técnicos”.

Inspirado nos princípios básicos dos tecidos de malha, a tecnologia Nike Flyknit transformou o processo de fabrico do calçado graças à sua capacidade de reduzir o desperdício e ao seu design de alta definição.

Começou por ser utilizada em modelos de corrida, sendo que atualmente também se aplica em desportos como o basebol, basquetebol, futebol e treino em geral.