Nike e Garmin criam acordo para unir amantes de corrida

A Nike estabeleceu um acordo internacional com a Garmin, líder mundial de soluções de navegação por satélite, para permitir a união entre os dispositivos Garmin, como relógios e pulseiras de monotorização de corrida, e a aplicação Nike+ Running. Com esta colaboração, os desportistas podem interagir com um maior número de utilizadores.

As duas empresas têm naturezas diferentes, mas encontram-se agora no mercado das aplicações móveis de fitness. A nova parceria vai possibilitar ligar os equipamentos Garmin à aplicação Nike + Running, que permite aos praticantes de corrida registar e analisar resultados, e ainda partilhá-los com outros utilizadores.

Para usufruir desta combinação, os utilizadores devem descarregar para o smartphone a app Nike+ Running, selecionar a Garmin na lista de parcerios e introduzir os dados de autenticação da conta do Garmin Connect ou do Garmin Connect Mobile, comunidades online criadas especificamente para dispositivos da empresa.

Concluído este procedimento, os atletas passam a ter os seus dispositivos Garmin sincronizados com a aplicação Nike +, podendo usufruir das características desta plataforma, que inclui incentivos à prática do desporto sob a forma de programas de entretenimento e mensagens de áudio de outros utilizadores em tempo real.

As funcionalidades Garmin Connect e a aplicação Nike + têm características semelhantes, mas pela sua ligação os corredores podem competir, treinar e comparar resultados com uma comunidade mais vasta de utilizadores.

A Garmin tem vindo a desviar o foco de negócio dos sistemas de navegação automóvel para os wearables de fitness. Como explica em comunicado Vanessa Garrido, diretora de marketing da Garmin Ibérica, “este acordo surge integrado na nossa estratégia de crescimento da área de fitness”, acrescentando que a companhia está a “trabalhar diariamente para desenvolver tecnologias inovadoras que consigam promover a adoção de um estilo de vida saudável e mais ativo”.