Nokia lança termómetro digital conectado Thermo

A Nokia Technologies está a lançar um termómetro digital conectado através da sua empresa Withings. O Thermo tem conexão Wi-Fi e estará disponível apenas nas lojas Apple na Europa e no site Withings.com.

O Thermo foi originalmente anunciado durante o CES 2016, tendo recebido dois prémios de inovação na feira de Las Vegas. Na chegada ao mercado, promete medir a temperatura de forma rápida, fiável e higiénica. A Nokia Technologies comprou a Withings, fabricante de wearables, no passado mês de abril.

O Thermo mede a temperatura a partir da artéria temporal na testa, que é considerada uma das formas mais fiáveis de medição. O produto integra a nova tecnologia HotSpot Sensor, que consiste em 16 sensores infravermelhos capazes de recolher 4 mil medições em apenas dois segundos e assim detectar o ponto mais quente. O algoritmo corrige a medição de forma automática, subtraindo indicadores como perda de calor pela pele e temperatura ambiente. O preço do Thermo será de 99,95 euros.

Basta apertar o botão e colocar o Thermo na testa a uma distância de 1 cm da pele, sem contato – uma característica com vantagens na hora de medir a temperatura de uma criança que está a dormir, por exemplo. A medição é instantânea e o aparelho vibra duas vezes para indicar a captura da temperatura, que pode ser mostrada em Celsius ou Fahrenheit. É levada em conta a idade do utilizador e uma luz colorida indica se a temperatura é normal ou não, através de verde (normal), laranja (elevada) e vermelho (temperatura muito alta).

“O Withings Thermo foi desenhado para oferecer às famílias uma solução na qual elas podem confiar que dará indicação de temperatura de forma fiável e em segundos, sem acordar a criança doente ou registrar manualmente os dados de saúde”, explica Cedric Hutchings, vice presidente de Digital Health na Nokia Technologies.

O Thermo envia os dados em segundos para o telemóvel do utilizador (iOS ou Android), através de Wi-Fi ou Bluetooth. A aplicação dedicada regista tendências e um histórico, podendo ser usado por múltiplos utilizadores.