Nokia vai testar gestão de tráfego de drones na Holanda

A fornecedora finlandesa vai usar o aeroporto da cidade holandesa de Twente para a instalação da primeira área de testes de um sistema de gestão de tráfego para veículos aéreos não-tripulados (UAV), ou simplesmente: drones, na Europa.

De acordo com o memorando de entendimento entre a Nokia e as autoridades locais, a empresa desenhará e implementará a infraestrutura de testes com a sua plataforma UAV Traffic Management (UTM). Trata-se de um sistema para uso de drones nas proximidades de áreas urbanas, pessoas e aviões tripulados, com simulações de situações quotidianas e demonstrações comerciais.

Combinando tecnologias LTE com funcionalidades de 5G que estão a ser desenvolvidas e a plataforma Mobile Edge Computing, a Nokia quer garantir baixa latência e fiabilidade para planos de voo automatizados, controlo de áreas de tráfego aéreo restrito e capacidades além da área de visibilidade (BVLOS).

Ainda de acordo com a Nokia, smartphones com app da UTM terão uma interface capaz de operar drones com permissões em tempo real, informações de áreas de restrições e legislações locais. A plataforma “pode ser adaptada a requerimentos regulatórios de cada país, proporcionando as bases para uma padronização global de tais sistemas”, diz a empresa em nota à imprensa.

Para Thorsten Robrecht, head de Advanced Mobile Networks Solutions da Nokia, como os drones estão a tornar-se rapidamente ferramentas comuns em várias indústrias, aumentando a segurança, inspeções, manutenção e muitas outras atividades, “é crítico que funcionem sem falhas”.  “A segurança em ambientes do mundo real é complexa, o que requer mais que um drone inteligente, mas um sistema de controle de tráfego inteligente amplamente testado e desenvolvido. Estamos a trabalhar com reguladores para chegar às padronizações necessárias”, acrescentou o executivo em comunicado.