NOS e Microsoft premeiam ideias para ‘Televisão do Futuro’

A NOS e a Microsoft entregaram hoje os Prémios ‘Televisão do Futuro’ no âmbito do DevDays 2014, uma iniciativa que visava recolher as melhores ideias dos estudantes universitários portugueses para elevar os serviços de televisão atuais a um novo patamar de desenvolvimento e sofisticação.

Finalistas NOS Dev Days 2014

Filipa Peleja, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa, destacou-se nesta edição dos DevDays com “Social NOS”, uma experiência integrada de entretenimento social-media, alcançando o primeiro lugar do Desafio Televisão do Futuro, que tem associado um prémio monetário no valor de 3 mil euros. A vencedora terá ainda a possibilidade de fazer um estágio de 6 meses na NOS, com formação específica Microsoft, implementando a sua ideia nas atuais plataformas da empresa.

Tiago Dias, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, obteve o segundo lugar com o projeto “MyTV”, sendo premiado com um tablet com sistema operativo Windows 8.1, e João Delgado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa, conquistou o terceiro lugar com “IP-TV”, recebendo um smartphone Windows Phone.

Para além dos premiados também André Caldes, da Escola Superior Comunicação Social, com “A BOX que nos une”, e Rui Cardoso, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa, com “NOS Social”, integraram o lote dos cinco finalistas.

 

Conheça com mais detalhe os projetos vencedores:

1) “Social NOS” – uma proposta que contempla um novo sistema de chat social-TV que integra novas funcionalidades de aferir o feedback dos telespectadores e novos paradigmas de interação multi-ecrã. Este sistema é integrado com um programa de análise de popularidade de programas;

2) “My TV” – um sistema que pretende trazer para as televisões um serviço de recomendações adaptado à plataforma e aos hábitos de consumo dos utilizadores. Este serviço possibilita a gestão personalizada de grupos de utilizadores com recomendações apresentadas no formato de grelhas de programação, sendo ainda possível integrar conteúdos de redes sociais;

3) “IP-TV” – pretende colocar o telespectador como parte integrante do próprio conteúdo televisivo. Em paralelo, o projeto contempla a utilização de um perfil para personalização do conteúdo apresentado a cada momento;

4) “A Box que nos une” – um equipamento direcionado para o cliente e orientado para a interação e recolha de informações que permitam uma oferta NOS mais personalizada, graças a uma Box que comunica com o utilizador, integrada no seu lar e estilo de vida;

5) “NOS Social” – um leque de funcionalidades sociais, como adicionar amigos, através do e-mail, área de cliente ou uma ligação a uma rede social, visualizar todos os gostos nos programas que estes colocaram, ou ver o que estes estão a ver em direto, entre outras possibilidades.