NOS e Universidade de Évora parceiras na realidade aumentada

Uma passadeira inteligente que usa realidade aumentada para melhorar a performance dos atletas e evitar lesões.

Eis a ideia vencedora dos Open Innovation Challenges, iniciativa promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI) em conjunto com a NOS, que visa desafiar as Instituições de Ensino Superior a apresentarem soluções inovadoras com base em tecnologia 5G.

A equipa vencedora é composta por professores e investigadores da Universidade de Évora, que foram premiados com cinco mil euros e irão agora ter a oportunidade de desenvolver a sua ideia em colaboração com a NOS.

A plataforma Best Yourself conta com um software que, através de realidade aumentada, permite ao atleta executar rotinas de treino enquanto responde a desafios colocados por ambientes virtuais.

No final de cada sessão é atribuída uma pontuação de acordo com a capacidade de tomada de decisão, tempo de reação e grau de dificuldade do desafio da realidade aumentada. A dificuldade de cada treino será também induzida por um cinto tridimensional que permite aumentar a estabilidade ou instabilidade do movimento, ou colocar ou retirar peso corporal.

Para medir a resposta do atleta, a passadeira inclui um conjunto de sensores que fazem uma análise do movimento, medindo parâmetros como posição, velocidade, intensidade da força, ou resposta muscular.

Através destes indicadores, a plataforma consegue inferir o padrão de marcha/corrida/ou salto do atleta, a posição em que coloca os pés, o tamanho da passada ou onde exerce mais força quando se move. O estudo desta análise possibilita a identificação de falhas de movimento aumentando a performance e evitando lesões ou contribuindo para a sua reabilitação.

João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, assinalou: “Com a democratização do 5G, a tecnologia avança a passos largos e novas possibilidades surgem para revolucionar a prática desportiva. A Best Yourself é uma solução inovadora que utiliza a realidade virtual para trabalhar aspetos físicos e mentais dos atletas, permitindo medir mais dados de forma mais precisa e em tempo real”.

Catarina Gonçalves, investigadora principal do projeto, sublinhou: “Com a chegada do 5G, tecnologias como a realidade aumentada ou outros ambientes imersivos passarão a fazer parte da nossa realidade, trazendo benefícios na saúde e alta performance.”

As ideias submetidas foram avaliadas por um júri, composto por Jorge Graça, administrador e CTO da NOS, João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, e Rodolfo Condessa, da ARMILAR, venture capital que apoia a NOS no seu Fundo 5G.