NOS emite linhas de financiamento sustentável

Com estas operações, a NOS reforça a ligação entre o seu custo de financiamento e o seu desempenho ao nível da sustentabilidade.

A NOS contratou a emissão de 150 milhões de euros em linhas de financiamento sustentável com maturidade em 2026, junto do Millennium bcp, BBVA e Banco BPI.

Depois de ter sido “o primeiro operador de telecomunicações em Portugal a relacionar custos de financiamento com desempenho em matéria de sustentabilidade”, a NOS reforça o seu compromisso com as questões ambientais, sociais e de governação, elevando a 250 milhões de euros o valor da sua dívida indexada a estas matérias.

Os termos acordados com o Millennium bcp incluem uma componente relativa à avaliação feita pelo CDP à NOS, que neste momento é de A-.

Esta classificação enquadra-se no escalão “Leadership band”, e é superior à média regional europeia e “à média do setor de “Media, Telecom and Data Center Services”, classificados como C”.

Com o Banco BPI e com o BBVA, os objetivos target de sustentabilidade passam pela “redução da pegada de carbono da operação própria” em 50% até 2025, em relação a 2015, e pelo consumo de 65% de eletricidade proveniente de fontes renováveis, também até 2025.

Os compromissos definidos enquadram-se na estratégia de sustentabilidade da NOS, “sendo reportados periodicamente e verificados por uma entidade externa”.

Estão também alinhados com os Sustainability Linked Loan Principles (SLLP), bem como com as melhores práticas de mercado.

Com estas operações, a NOS reforça a ligação entre o seu custo de financiamento e o seu desempenho ao nível da sustentabilidade.

Estas linhas contribuem positivamente para o custo médio da dívida da NOS, que se encontra em patamares “muito atrativos” face às suas congéneres nacionais e europeias, bem como para a diversificação dos instrumentos de financiamento e alongamento de maturidades.