NOS torna Vila Nova de Famalicão mais “inteligente”

A NOS e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão celebram uma parceria de cooperação com o objetivo de afirmar o município no mapa das Smart Cities, potenciando a sustentabilidade energética e ambiental, bem como a inovação urbana de infraestruturas, serviços e recursos da autarquia.

Assinado hoje pelo administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, e pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, o contrato estabelece o compromisso de partilha de informação e de conhecimento, bem como a implementação de iniciativas conjuntas para agilizar a aplicação de soluções tecnológicas no âmbito da inteligência urbana, otimizando a qualidade de vida dos cidadãos que nela residem ou trabalham.

Através da parceria agora firmada, a NOS fornecerá ao Município de Vila Nova de Famalicão uma solução global e integrada assente numa Plataforma de Inteligência Urbana que se materializará num centro de comando e controlo, totalmente equipado pela operadora, na instalação e ativação de uma plataforma open source para a gestão urbana integrada e na interligação ao Data Center NOS.

Num primeiro momento, o serviço a implementar prevê a disponibilização de uma solução de Gestão de Ocorrências que, integrado na Plataforma de Gestão Centralizada, permitirá aos serviços da autarquia terem conhecimento detalhado sobre todos os locais e natureza específicos de ocorrências reportadas por funcionários e munícipes em tempo real, permitindo uma rápida intervenção e resolução do problema. Esta solução permite não só uma maior racionalização dos recursos humanos e físicos, mas também a maximização da eficiência operacional dos serviços municipais.

A cooperação entre a operadora e a autarquia possibilitará alavancar a inovação tecnológica dos serviços municipais, nomeadamente nas áreas da mobilidade, colaboração, eficiência energética e processos, tornando a cidade mais eficiente, próxima dos cidadãos e das suas necessidades, ao mesmo tempo que contribui para um projeto consolidado de desenvolvimento local.

Tecnologias é caminho da modernização

Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, refere que “o caminho da modernização de serviços através da otimização tecnológica que as plataformas colaborativas de inteligência urbana possibilitam é hoje incontornável. Com projetos já implementados com sucesso nos municípios de Oeiras e Lagoa, com esta nova parceria com o município de Vila Nova de Famalicão, pretendemos dar continuidade à nossa missão de expansão da rede de Smart Cities em todo o país, aliando a robustez e convergência das nossas soluções à ambição das autarquias de agilizar o relacionamento com os cidadãos, melhorando a prestação dos seus serviços e a sustentabilidade dos seus recursos”.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, menciona que “tudo o que pudermos fazer para melhorar a eficiência da nossa gestão, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes no espaço público é, para nós, um objetivo superior a prosseguir e a utilização das novas tecnologias pode ser uma grande alavanca para a melhoria dos nossos serviços e das nossas respostas ao cidadão”.