Nova solução de segurança virtualizada da Alcatel-Lucent

Motive Security Guardian é a nova solução de segurança virtualizada da Alcatel-Lucent, para otimizar a entrega de serviços e também a experiência dos utilizadores, através da proteção de servidores e comunicações machineto-machine (M2M) de ataques de malware.

MALWARE JAVA INFECTED WINDOWS AND MAC OS X

Com o aumento acentuado dos ataques de malware em 2013, resultando num número estimado de 15 milhões de dispositivos móveis afetados, o impacto na experiência do utilizador tornou-se de vital importância para os operadores.

A Motive Security Guardian tem como objetivo avisar os departamentos de IT e consumidores para a necessidade de remoção de um determinado malware. Assim que qualquer ameaça é detetada num dispositivo, o utilizador é avisado e recebe um guia “passo a passo” com instruções para remover a ameaça.

Este tipo de intervenções pode reduzir de forma significativa o número de chamadas feitas para os serviços de ajuda, causadas por reclamações relacionadas com malware, como faturas demasiado elevadas devido a dados usados por piratas ou baterias que se gastam demasiado depressa.

O serviço é assegurado pelos Laboratórios de Segurança Motive, que processam mais de 120 mil amostras de malware e mantém uma biblioteca com mais de 30 milhões de amostras ativas. A solução pode identificar malware em dispositivos móveis ou domésticos, sem a necessidade de estar instalada, já que utiliza a rede de cloud do operador.

A solução é a última novidade do catálogo da Alcatel-Lucent NFV (virtualização de funções de rede), que junta a banda larga, IP networking e funcionalidades da cloud.