Novas versões do Firefox reforçam privacidade online

No âmbito do décimo aniversário do Firefox, a Mozilla lançou duas novas versões do seu motor de busca, o Firefox 33.1 e o Firefox for Developers, que reforçam o compromisso da empresa para com a proteção da privacidade dos cidadãos digitais.

Firefox

Uma década após o nascimento do Firefox, a organização sem fins lucrativos Mozilla celebra também a dissolução bem-sucedida do monopólio da Microsoft sobre o mercado da pesquisa online, no seguimento do colapso do Netscape (motor de pesquisa que apesar de nos primórdios da Internet ter dominado a dimensão digital, em 2013 foi arremessado para os anais da História). O Firefox tem evoluído consideravelmente ao longo dos últimos anos, posicionando-se hoje confortavelmente na esfera da pesquisa online.

O Firefox conseguiu assim tornar-se o primeiro browser capaz de suportar temas personalizados e add-ons, jogos 3D in-browser através de suporte WebGL. O motor de pesquisa integra ainda um amplo leque de funcionalidades que visam salvaguardar a privacidade dos utilizadores.

“Nós salvámos a Internet através da recusa do panorama vigente, por não aceitarmos que os interesses das corporações estrangulassem as nossas vidas online”, disse Chris Beard, CEO da Mozilla. “Na altura, a Microsoft dominava a Web. Observava-se uma estagnação, um bloqueio e a realização da visão de uma única empresa, ao invés da conjunção da criatividade de todas. O Firefox veio alterar tudo isto”.

Continuando neste trilho, o Firefox 33.1, a edição especial de aniversário, vem acrescentar o motor de pesquisa DuckDuckGo, que foca-se fortemente na proteção da privacidade dos utilizadores. A funcionalidade de eliminação de algumas das atividades mais recentes e linhas de orientação que ajudam a potenciar as capacidades de reforço da privacidade do browser são algumas das novas funcionalidades.

A edição do Firefox para developers visa fornecer as ferramentas necessárias ao processo de criação de páginas e aplicações para a Web, com um design user friendly, um debugger JavaScript, um verificador de página para HTML e CSS, um monitor de rede, uma consola de web, um editor gráfico e de áudio. Uma nova ferramenta chamada Valence permite ainda que os programadores criem aplicações para múltiplos browsers, enquanto o WebIDE permite lançar aplicações diretamente num browser para aparelhos com o sistema operativo Firefox.