Novo presidente da Nintendo assume o cargo esta semana

Tatsumi Kimishima, antigo diretor das operações da Nintendo nos EUA, assume a presidência da empresa japonesa, sucedendo ao falecido Satoru Iwata. O novo líder terá como funções levar a Nintendo até ao mercado dos smartphones e comandar o desenvolvimento de uma nova consola.

kimishima nintendoO cargo será tomado, com efeito, esta quarta-feira. De 65 anos, Kimishima passou pela Pokémon e liderou a subsidiária norte-americana da Nintendo, onde foi responsável pelo lançamento da Nintendo Wii e da Nintendo 3DS.

O executivo sobe à presidência numa altura em que a empresa japonesa enfrenta sérias dificuldades, resultantes da crescente pressão exercida sobre o negócio pelos jogos em dispositivos móveis.

De acordo com a Bloomberg, a Nintendo deverá apresentar um serviço de jogos para smartphones ainda este ano. Para além disso, a empresa está a desenvolver uma nova consola, a NX.

As ações da Nintendo já cresceram 82 por cento, este ano. Os investidores acreditam que a parceria com a DeNA, uma empresa japonesa especializada na área dos videojogos para dispositivos móveis, vai permitir à Nintendo aumentar as suas receitas, aproveitando as oportunidades de negócio do mercado da mobilidade.

Muitos estão confiantes de que a entrada no universo mobile vai permitir à tecnológica nipónica reverter a queda de receitas que tem sofrido ao longo dos últimos seis anos consecutivos. No entanto, Iwata conseguiu atenuar as quebras, enquanto presidente.

Foi no dia 11 de julho que Iwata sucumbiu ao cancro no canal biliar, e, desde então, a Nintendo tem sido dirigida por Shigeru Miyamoto, “pai” dos videojogos do Mario e do Zelda, e por Genyo Takeda, um dos principais criadores da Wii.

Consta que a direção da empresa será partilhada entre estes dois executivos e Kimishima.