NSA recolheu milhões de SMS por dia

Segundo um documento fornecido por Edward Snowden, a Agência Nacional de Segurança norte-americana acedeu a mais de 194 milhões de mensagens de texto por dia. Informação de localização, contactos e transações bancárias foram registadas a cidadãos em todo o mundo não visados em investigações ou atividades ilegais.

national-security-agencyO programa Dishfire, que ainda estava ativo em 2012, foi quem processou a recolha global das mensagens de texto. A apresentação da NSASMS Text Messages: A Goldmine to Exploit”, em junho de 2011, revelou que a agência norte-americana tinha recolhido quase 200 milhões de SMS diariamente no mês de abril desse mesmo ano.

Já o programa responsável pela análise das mensagens foi o Prefer. Só através das mensagens de roaming internacional, a NSA obteve 1,6 milhões de contactos de viajantes por dia, assim omo outros dados de geolocalização. Este programa também analisava mais de 110 mil contactos e mais de 800 mil transações financeiras por dia.

Os números de telemóveis de cidadãos norte-americanos já foram removidos dessas bases de dados, mas isso não aconteceu em outros países. Um responsável da Vodafone mostrou-se “naturalmente chocado e surpreso” com o documento.

Uma porta-voz da NSA veio desmentir a revelação da recolha de dados ocorrido quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se prepara para falar hoje sobre a reformulação dos objetivos da agência de espionagem.