Número de ataques a estabelecimentos de saúde bate recordes

Os hospitais e as instalações de cuidados de saúde possuem grandes quantidades de dados sensíveis sobre os doentes.

A Check Point Research lançou um relatório onde é possível perceber os tipos de ataques mais comuns no setor da saúde, um dos setores mais afetados por cibertaques.

Os hospitais e as instalações de cuidados de saúde possuem grandes quantidades de dados sensíveis sobre os doentes.

Com a digitalização e o aumento das novas tecnologias e da Internet sem fios, “a qualidade dos serviços prestados está a melhorar significativamente e os médicos podem partilhar e aceder à informação à distância”, mas tudo isto “abre porta a hackers e cibercriminosos que, sob a perspectiva de lucros elevados, não têm medo de nada”, diz a Check Point.

Durante a primeira vaga da pandemia do coronavírus, vimos brevemente os hackers concordarem em não atacar o setor da saúde, “mas infelizmente a paz não duraria muito”.

Os ataques são agora ainda mais lucrativos e depois “todos os princípios ficam pelo caminho porque o cibercrime é um crime como qualquer outro e tem tudo a ver com dinheiro”.

Nos últimos meses, os cuidados de saúde têm sido o terceiro alvo mais frequente de hackers a nível mundial. Há várias razões pelas quais os atacantes estão a visar este sector de forma tão intensa.

Uma dessas razões diz respeito à capacidade de extorsão e ataques de ransomware. Durante a pandemia do coronavírus, os cibercriminosos compreenderam que os cuidados de saúde, e os hospitais em particular, são um grande alvo, porque são muito susceptíveis de pagar o resgate.

Por outro lado, a informação pessoal, registos médicos, resultados de testes são também importantes. Os hospitais têm muita informação sensível que tem um valor, muitas vezes elevado, para os criminosos.

O preço por registo na Darknet varia entre $5 e $60. Centenas de milhares ou mesmo milhões de registos diferentes podem ser divulgados em ataques, o que aumenta a atratividade.

É importante lembrar que um ataque pode começar de várias maneiras, por isso isolar e proteger, tudo requer a melhor solução de segurança. Qualquer compromisso, qualquer fraqueza, “será imediatamente explorada pelos atacantes”.

“Mesmo que um gang cibernético seja ocasionalmente quebrado, outro grupo emergirá imediatamente para tomar o seu lugar. A tendência nas últimas semanas e meses é clara. Após uma ligeira pausa em Junho e Julho, temos outra onda significativa e um recrudescimento dos ataques ao sector da saúde. “, afirma Rui Duro Country Manager na Check Point Software Technologies.