Categories: Negócios

Nuno Crato: jovens cientistas são cruciais para Portugal

Na entrega do Prémio Científico IBM, o Ministro da Educação e Ciência destacou iniciativa da IBM pela persistência no incentivo ao Portugal moderno e afirmou contar com os jovens cientistas portugueses para os desafios que vivemos.

O Prémio Científico IBM 2013 foi hoje entregue pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, a Alexandre Madeira, de 34 anos, doutorado em Ciências da Computação pela Universidade do Minho, com o projeto “Hibridização de Lógicas: uma abordagem genérica à reconfigurabilidade de software”.

Tal como a Bit havia noticiado esta manhã, a cerimónia teve lugar no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e distinguiu o melhor trabalho de investigação a concurso no ano de 2013 na área das Ciências da Computação e Tecnologias de Informação.

No seu discurso, Nuno Crato congratulou o vencedor mas também a persistência da empresa e o incentivo gerado por este tipo de iniciativas. “O Prémio Científico IBM tem distinguido anualmente contribuições de elevadíssima qualidade na área da computação. O jovem este ano galardoado não é exceção. De parabéns está o jovem cientista, e de parabéns estão a IBM Portugal e o júri do prémio que, persistentemente, todos os anos, contribuem para incentivar a ciência portuguesa nesta área essencial”.

De seguida, o Ministro da Educação e Ciência, virou a sua atenção para o momento do país, reconhecendo que “vivemos anos difíceis, de desafios e de esperança” mas destacando o contributo que a área da ciência poderá trazer ao desenvolvimento: “a ciência portuguesa e os jovens cientistas portugueses são cruciais para o crescimento de Portugal no século XXI. Um país inserido num mundo onde a concorrência é acesa e onde o progresso desejado se atinge pela excelência da investigação, pela excelência da inovação e pela excelência da formação. O Prémio IBM é um incentivo ao Portugal moderno”, sublinhou Crato.

O Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, elogiou Alexandre Madeira dizendo que “o vencedor do Prémio Científico IBM 2013, é um exemplo do excelente trabalho que se tem realizado nas salas, nos laboratórios, nos corredores das nossas Universidades, mas também na articulação entre o mundo académico e o empresarial”. Referiu ainda a importância deste tipo de trabalho de investigação que considerou “essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras como cloud, big data, analytics, social, mobile, security, peças do novo grande motor de criação de valor e inovação das empresas, instituições e sociedade no seu todo”.

O trabalho premiado é baseado no doutoramento que Alexandre Madeira realizou no âmbito empresarial e pretendeu responder ao desafio da heterogeneidade dos sistemas reconfiguráveis que reagem a estímulos internos e externos, evoluindo por distintos modos de operação, serviços e comportamentos. Nas palavras do investigador: “estes são hoje mais a regra do que a exceção, pela abrangência das aplicações e sistemas baseadas na cloud, controladores de robótica, operações de internet, sistemas operativos, entre outras possíveis aplicações”.

Alexandre Madeira recebeu ainda um prémio monetário no valor de 15.000 euros.

Bruno Ribeiro

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 dia ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

4 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago