Nutanix anuncia plataforma para migração do Windows Server 2003

No passado dia 14 de julho, a Microsoft pôs fim ao serviço de suporte técnico para o Windows Server 2003 e Windows Server 2003 R2. Agora, a Nutanix, empresa especializada em soluções de infraestrutura hiperconvergente de escala web, oferece uma plataforma para facilitar a transição para um novo sistema.

Com o fim do ciclo de vida do Windows Server 2003/R2, terminaram as correções de seguranças e as atualizações a este programa. Por isso, uma empresa que ainda assim mantenha este sistema pode enfrentar vários riscos, pelo que a Gartner recomendou a migração para uma alternativa mais atual.

Uma das formas de fazer a mudança pode ser com o novo “kit de migração” da Nutanix, que promete fornecer os serviços necessários à modernização e transferência de aplicações, como o SQL Server 2005 e aplicações .NET personalizadas, a partir do Windows Server 2003 R2 para o Windows Server 2012 R2.

Segundo afirma a empresa em comunicado, o kit inclui um guia de migração do Windows Server 2003 e notas sobre a solução da Nutanix “Infraestrutura Convergente de escala web para ambientes Microsoft”, para além de exemplos de casos de sucesso de clientes.

A companhia diz que a arquitetura Nutanix facilita a consolidação de todos os serviços de infraestrutura, rede e aplicações, em que estão incluídos o SQL Server, o Exchange e o SharePoint.

Neste sentido, e para além de proporcionar um ambiente de armazenamento e uma computação convergente de escala web, a Nutanix garante uma migração bem-sucedida a partir do ambiente do Windows Server 2003 R2.

Em Portugal, a Nutanix é representada pelo grupo Exclusive Networks.