Coimbra recebe Encontro Português de Inteligência Artificial

A próxima edição do Encontro Português de Inteligência Artificial (EPIA) contará com a presença do biólogo e físico, Ricard Solé. O evento irá decorrer no Departamento de Matemática da Universidade Coimbra, de 8 a 11 de setembro.

Helder Coelho, um dos pais da inteligência artificial em Portugal, e François Pachet, diretor do Laboratório de Informática da SONY em Paris, participarão no encontro, bem como vários investigadores e académicos de todo o mundo

A iniciativa irá debater a evolução e a consolidação do conhecimento na área da inteligência artificial. Serão igualmente discutidas as implicações geradas por essa evolução e os limites que se devem impor à aplicação da inteligência artificial.

Os temas de destaque na EPIA serão as novas tendências da investigação neste campo do conhecimento e a discussão de áreas emergentes como aprendizagem profunda.

“A verdade é que, apesar dos desafios que ainda tem pela frente, a distância entre a realidade e a ficção poderá ser ultrapassada a médio prazo”, referem, em comunicado, Francisco Baptista Pereira e Penousal Machado, investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e responsáveis pela organização do encontro.

De acordo com os especialistas, “no futuro, a inteligência artificial terá um papel muito importante na resolução de grandes problemas do mundo. A ciência tem permitido avanços muito significativos na construção de mundos artificiais em áreas muito distintas como, por exemplo, medicina, robótica, ambiente e inteligência de negócio.”.