Oeiras recebeu encontro de biotecnologia

O BIOMEET é dirigido a profissionais, investigadores, empreendedores, investidores, decisores políticos e entidades públicas ligadas ao setor.

Oeiras recebeu mais uma edição do BIOMEET – Encontro Anual de Biotecnologia em Portugal, dirigido a profissionais, investigadores, empreendedores, investidores, decisores políticos e entidades públicas ligadas ao setor.

O evento contou com 200 participantes, 30 oradores e a presença do Secretário de Estado do Mar e do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Durante os dois dias de evento os participantes puderam assistir a diversas intervenções e painéis de discussão sobre vários temas ligados ao setor.

No evento, que esteve enquadrado na Semana Europeia da Biotecnologia, foram abordados temas como “Novos Medicamentos e Terapias Avançadas”, “Alimentação do Futuro”, “Portugal como um Hub para Biotecnologia Azul”, “A Biotecnologia como catalisador da Bioeconomia”, e “Clusters de Biotecnologia”.

José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, destacou a criação do Centro Internacional de Biotecnologia Azul, em Matosinhos, tendo também afirmado que “Portugal pretende tornar-se um país pioneiro da inovação e da investigação aplicada na biotecnologia azul à escala industrial, capitalizando o seu estudo da nação marítimo e o seu conjunto de mais valias naturais e geopolíticas”.

Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, salientou que “70% da base tecnológica do país está instalada em Oeiras”, sendo que “1% do investimento do orçamento de Oeiras é nas áreas de ciência, investigação e tecnologia”.

Simão Soares, presidente da P-BIO, entidade que organizou o evento, afirmou que esta edição foi a maior de sempre e sublinhou que o setor da biotecnologia “é altamente especializado e precisa de uma forte partilha de conhecimento, algo que a P-BIO procura fomentar”, reforçando que “o desenvolvimento do setor é um esforço que é essencialmente colaborativo”.